100%

Projeto de Lei - PLL nº: 025/2015

Projeto de Lei - PLL nº: 025/2015


"Institui o Dia Municipal da Caminhada, cuja finalidade é incentivar a prática de atividadesfísicas, a ocorrer anualmente, no dia21 de setembro, dia da árvore, promovendo a integração homem/natureza, que passará a integrar oCalendário de Eventos Oficiais de Balneário Rincão"


 
Art. 1° Fica instituído o “Dia Municipal da Caminhada” a ocorrer anualmente,no dia 21 de setembro, com a finalidade de incentivar a prática de atividades físicas e integrar o universo homem/natureza.
 
Parágrafo único. O evento de que trata o caput deste artigo passará a integraro Calendário de Eventos Oficiais de Balneário Rincão.
 
Art. 2° No Dia Municipal da Caminhada serão programados roteiros culturais,turísticos e ecológicos, com o propósito de conscientização sobre a importânciados exercícios físicos para uma vida mais saudável e ações de consciência ambiental.
 
Art. 3° O Executivo Municipal regulamentará esta Lei a partir da data desua publicação e envidará esforços para contribuir com a organização do evento.
 
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
 
 
PEDRO TEODORO LINO
VEREADOR PP
 
Sala das Sessões, 28 de Setembro de 2015

 









EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Os exercícios físicos exercem grande importância para uma melhor qualidade de vida. Foi pensando nisso, que propomos este projeto para instituir o Dia Municipal da Caminhada.
A ideia de utilizar a própria atividade da caminhada como um evento colabora e promove a ideia de saúde e qualidade ao longo da vida.
Envolvendo tanto jovens como adultos, uma caminhada também nos lembra de que os adultos de hoje serão os idosos de amanhã, ou seja, o envelhecimento diz respeito a todos nós.
Ao escolher organizar uma caminhada como característica central da celebração do evento, um grande número de pessoas pode participar, tornando-o assim, bastante democrático.
Além disso, o fato da data anual privilegiar o dia 21 de Setembro, quandose comemora também o Dia da Árvore, irá propiciar a integração do homem com a natureza e faz com que a celebração do Dia Municipal da Caminhada ocorra praticamente em qualquer clima, pois a temperatura neste mês favorece as atividades ao ar livre.
E nas varias atividades propostas o departamento ambiental promoverá várias ações ecológicas, incluindo a educação ambiental e a distribuição de mudas de árvores alusivo ao dia.
A vida é estressante, e, na maneira como cada um lida com a sua, está definindo o caminho da qualidade. E qualidade de vida não se compra, se constrói.
A qualidade de vida inclui tudo que nos afeta direta ou indiretamente, comoo ar que respiramos ou nossos relacionamentos pessoais.
Portanto, para melhorar a qualidade de vida devemos desenvolver açõesconcretas contra o sedentarismo (falta de atividade física), pois ele é um dos maiores fatores de risco para doenças.
Segundo a Organização Mundial de Saúde trinta minutos de atividade física, 5 vezes na semana, reduzem em 50% o risco de doença cardíaca e o sedentarismo é o responsável por mais de 2 milhões de mortes anualmente e é uma das 10 maiores causas de óbitos no mundo.
Os exercícios, principalmente os aeróbicos, como uma simples caminhada diária, fazem com que o nosso corpo produza endorfinas, substâncias essenciais para o nosso bom humor, disposição para as tarefas do dia a dia e alegria desde as pequenas coisas da vida.
Incorporar aos hábitos diários esse exercício aprendido nos primeiros anosde vida é o mínimo para escapar do grupo dos sedentários e se prevenir dos principais vilões que acometem a humanidade hoje, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.
Pela pouca exigência de esforço físico, a caminhada praticamente não temcontraindicação de idade ou outros fatores e não exige exames clínicos, a não ser em casos individuais muito específicos como pessoas comobesidade mórbida.
Por todos estes motivos, não há como não se reconhecer a importância da caminhada como uma Atividade Física propulsora da Saúde. Embora sejam verdades conhecidas por muitos de nós, a caminhada não é exercitada como seria desejável.
Para incentivar a sua prática é preciso conscientizar as pessoas, incutindo-as dos benefícios de sua prática regular.
Mas, para se tornar um hábito na população, é preciso que nós iniciemos os primeiros passos. E é isso que procuramos com a instituição do Dia Municipal da Caminhada.
 
Sala das Sessões, 28 de Setembro de 2015.


 


  OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Balneário Rincão - SC.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/09/2015 - 17:33:59 por: SAMANTA RODRIGUES - Alterado em: 01/10/2015 - 14:48:25 por: RAFAEL MOTTA

Projeto de Lei - PLL / 2015

Projeto de Lei - PLL nº: 0030/2015

 “DISPOEM SOBRE A DENOMINAÇÃO DAS VIAS JOÃO THADEU BIALECH E PEDRO ZANIBONI”.  

Projeto de Lei - PLL nº: 0028/2015

CONSIDERA DE UTILIDADE PUBLICA MUNICIPAL A “ASSOCIAÇÃO DA ESCOLA DE SAMBA ESTRELA DO MAR DO BALNEÁRIO RINCÃO”.    

Projeto de Lei - PLL nº: 025/2015

"Institui o Dia Municipal da Caminhada, cuja finalidade é incentivar a prática de atividadesfísicas, a ocorrer anualmente, no dia21 de setembro, dia da árvore, promovendo a integração homem/natureza, que passará a integrar oCalendário de Eventos Oficiais de Balneário Rincão"

Projeto de Lei - PLL nº: 0023/2015

Dispõe sobre a divulgação de listagem de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na Rede Pública de Saúde e dá outras providências.

Projeto de Lei - PLL nº: 0022/2015

Institui o Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e dá outras providências.  

Projeto de Lei - PLL nº: 0021/2015

“Denomina via pública do Balneário Rincão com o nome de RUA FULVIO LEITE”.    

  Projeto de Lei - PLL nº: 0027/2015

Institui o dia 20 de Novembro como “Dia Municipal da Consciência Negra” no Balneário Rincão.  

Projeto de Lei - PLL nº: 0019/2015

Institui o “Dia do Evangélico” no Balneário Rincão.

Projeto de Lei - PLL nº: 026 / 2015

Dispõe em estabelecer a inclusão da Semana Municipal de Prevenção, conscientização e Combate ao Uso de Drogas.  

Projeto de Lei - PLL nº: 0018/2015

        CONSIDERA DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL A “CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BALNEÁRIO RINCÃO – CDL”.   

Selecione o ano desejado para listar